quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Como Fazer um ECA "Caseiro"

Com a proibição da comercialização de suplementos energéticos com efedrina, os mesmos sumiram das prateleiras das lojas de suplementos. Ainda assim, são facilmente encontrados, porém quase sempre com os preços majorados.
Então alguns atletas começaram a manipular em farmácias especializados os ingredientes ativos da composição dos suplementos.
Algumas pesquisas militares definiram a proporção de 4 a 5mg de cafeína / quilograma corporal e 0,8 – 1mg de efedrina/ quilograma corporal para maximização dos ganhos, porém a proporção utilizada por desportistas no mundo todo é 1:10:15 (efedrina:cafeína:aspirina).
Considero a dose 5mg cafeína/ quilograma como dosagem máxima para esta combinação, sendo que em doses acima destas os efeitos colaterais se tornam muito fortes e perigosos. Mesmo assim, usuários que usam a combinação pela primeira vez devem começar com dosagens muito inferiores a esta, para ver como seu corpo reage aos medicamentos.
Como as cápsulas utilizadas em manipulações possuem capacidade para 500mg de substancias, poderíamos manipular cápsulas com 19mg de efedrina, 190mg de cafeína e 285mg de aspirina. (volto a dizer que mesmo essa quantidade pode ser muito “forte” para maioria dos usuários).
Como muitas farmácias não manipulam efedrina e cafeína (nessas quantidades) sem receita médica, alguns usuários utilizam guaraná em pó como fonte de cafeína e FRANOL ou MARAX como fonte de EFEDRINA. O grande problema é que o Guaraná possui concentrações de cafeína que vão de 4 a 20%. Mas a maioria dos encontrados em supermercados e farmácias possuem concentrações em torno de 7%. Isto faz com que seja necessária uma quantidade bastante grande de guaraná para que possamos atingir as quantidades de cafeína desejadas. Desta forma, considero que a dose muito difundida, "02 comprimidos de franol + 02 capsulas de guaraná + 01 aspirina adulto (500mg)" não atinge a quantidade de cafeína requerida pelo "1:10:15".

0 comentários: